top of page

Tutorial para instalação do software IRaMuTeQ no MacOS

Esta tutorial parte da instalação estabelecida no tutorial do LACCOS, fazendo adaptações necessárias para utilização em Sistema Operacional MacOS.


1) Instalação do software R

Faça o download da versão mais recente do software R para MacOS no seguinte link: https://cran-r.c3sl.ufpr.br/

O computador baixará um arquivo com o nome R-4.*.*.pkg (depende da versão atual). Execute o arquivo e siga o passo-a-passo sugerido pela tela de instalação.


2) Atualização dos pacotes utilizados pelo IRaMuTeQ

O IRaMuTeQ utiliza a base do R para execução dos testes e, para tanto, precisa que alguns pacotes constem na instalação do R


Abra o aplicativo R, clique no menu Packages & Data e clique em Package Installer


Selecione o repositório CRAN e clique em Get List para atualizar a lista de pacotes disponíveis


A tela mostra a lista de todos os pacotes disponíveis, bem como os pacotes instalados atualmente (Installed Version).

Para a execução do IRaMuTeQ, os seguintes pacotes são necessários (ca, rgl, ape, proxy, gee, igraph, wordcloud, irlba, textometry). Se algum não estiver instalado, clique nele, marque a opção Install Dependencies e clique em Install Selected.


3) Instalação do XQuartz

O XQuartz ajudará na execução dos componentes gráficos do IRaMuTeQ.

Acesse o link (https://www.xquartz.org/ ), baixe o arquivo de instalação XQuartz-2.*.*.dmg e execute.

Siga o passo-a-passo sugerido pela tela para a instalação do software.


4) Instalação do IRaMuTeQ

O próximo passo contará com a instalação do IRaMuTeQ

O arquivo baixado estará compactado (extensão .zip). Descompacte o arquivo e terá um arquivo com o nome iramuteq (extensão .app), que se trata de um pacote com todos os arquivos necessários para a execução do software.

Mova o arquivo já descompactado para a área (pasta) de Aplicativos


Para execução do software ainda é preciso atualizar um dos arquivos utilizados, o Rgraph.R (testei sem este passo e apresentou erro ao executar).

Acesse o link (http://iramuteq.org/Members/pierre.ratinaud/Rgraph.R/view ) e baixe o arquivo Rgraph.R.

Este arquivo deverá ser copiado para uma das pastas da instalação do IRaMuTeQ. Na pasta Aplicativos, clique com o botão direito em iramuteq e clique em Mostrar Conteúdo do Pacote.


Copie o arquivo Rgraph.R para a pasta Contents, Resources, Rscripts.

Já existe um arquivo com este nome. Clique em Substituir.




5) Atualização do dicionário em português

Para este passo, utilize o arquivo lexique_pt.txt oferecido no kit IRaMuTeQ (https://drive.google.com/drive/u/1/folders/0B1sJtjYHLc94QnAxQkM5RmM3MVU )

Este arquivo deverá ser copiado para uma das pastas da instalação do IRaMuTeQ. Na pasta Aplicativos, clique com o botão direito em iramuteq e clique em Mostrar Conteúdo do Pacote.

Copie o arquivo lexique_pt.txt para a pasta Contents, Resources, dictionnaires. Já existe um arquivo com este nome. Clique em Substituir.




Referência: prof. Wesley Almeida
116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Análise de Cluster no SPSS

Conceito abordado: Cluster (Agrupamento) Ferramenta utilizada: SPSS v18 Método Hierárquico (deixa o software indicar o número de clusters) Não hierárquico (exige saber quantos clusters terá) Como suge

Distribuição Binomial no Excel

Conceito abordado: Distribuição Binomial Ferramenta utilizada: Microsoft Excel v2016 Quando são fornecidos os valores de x, n e p, o Excel calcula a probabilidade acima pela função: =DISTR.BINOM(núm_s

Distribuição Normal no Excel

Conceito abordado: Distribuição Normal Ferramenta utilizada: Microsoft Excel v2016 Quando são fornecidos os valores de x, μ e σ, o Excel calcula a probabilidade acima aplicando a função: =DIST.NORM.N(

bottom of page