top of page

O COMEÇO

O projeto CiênciaDeDados.org teve início no ideal de seu idealizador, prof. Wesley Marcos de Almeida. De acordo com sua experiência em modelagem quantitativa e processo decisório, a utilização de dados como suporte a tomada de decisão pode gerar vantagem para o decisor, a empresa e a sociedade. 

Estatisticar (liberdade poética para descrever atividades relacionadas ao processo de coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados com o objetivo de facilitar a tomada de decisão) pode parecer uma atribuição destinadas a poucos escolhidos, passado de geração em geração, em rituais repletos de referências ao grande Mago Gauss. Mas não se engane, toda esta cerimônia é apenas uma livre inspiração em sociedades secretas para parecermos mais pomposos do que somos na realidade.

Facilitar a tomada de decisão com base na análise de dados implica no uso de um conjunto de ferramentas que estão à disposição de quase todos os mortais. Na verdade, a parte mais difícil do dia é saber qual ferramenta usar. Para este problema também tem-se uma solução: a informação. Quanto mais informações são compartilhadas e criticadas, mais conhecimento é criado e difundido.

Conseguir transformar dados em informações facilita o processo de tomar decisão, gerando valor nas organizações e na sociedade. 

A partir desta concepção do propósito da Estatística e, por consequência, da Ciência de Dados, aliada às boas práticas no uso de redes sociais foi formando redes de conhecimento. Em Janeiro de 2018 foi iniciada a página do Facebook Estatística Fácil com o propósito principal de compartilhar conteúdos e curiosidade relacionadas ao tema. Em Outubro de 2021, a rede Estatística Fácil foi levada ao LinkedIn para atender à demanda de compartilhamento de temas e conteúdos da área. 

Ainda em 2021, motivado por usuários da rede, o idealizador do projeto iniciou processo de criação de comunidade colaborativa e cooperativa, que passou por testes de ferramentas e tecnologias, até chegar a esta versão da comunidade em abril de 2022.

A PARTIR DAQUI

Toda a nossa história até aqui é apenas o começo da trajetória da comunidade. Agora, em nova casa, com ferramentas que permitem a troca de conhecimentos válidos, a comunidade vai crescer e se espalhar.

Professores, pesquisadores, profissionais e entusiastas de Ciência de Dados são super convidados para compor a equipe de colaboradores.

Toda a comunidade acadêmica, profissional e social são convidados a utilizar e compartilhar os conteúdos disponibilizados na comunidade CiênciaDeDados.org.

bottom of page